Cooperados estão entre os vencedores do APCA 2010

Na foto: cena do espetáculo "O idiota", ganhador do Prêmio Especial.

Por Letícia Holanda

A Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) se reuniu na noite de segunda-feira (13), no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, para escolher os vencedores Prêmio APCA 2010, para as nove categorias das artes brasileiras: Teatro, Cinema, Rádio, Literatura, Música Popular, Música Erudita, Artes Visuais, Teatro Infantil e Dança.

Na categoria Teatro, o Prêmio Especial foi dado para “O Idiota”, montagem com direção de Cibele Forjaz, que reuniu artistas de diferentes companhias para encenar a adaptação da obra homônima do russo Dostoiévski, entre os ganhadores estão os grupos da Cooperativa Paulista de Teatro: Companhia Mundana, Cia Livre de Teatro, Teatro da Vertigem e Cia da Mentira.

Outros artistas da Cooperativa também foram premiados na categoria Teatro, como Melhor Diretor foi escolhido Rodolfo Garcia Vásquez, dos Satyros, pelo trabalho realizado em “Roberto Zucco”. O prêmio de Melhor Ator ficou para Danilo Grangheia, por seu papel em “Êxodos – O Eclipse da Terra”, e o de Melhor Atriz para Bel Kowarick, de “Dueto Para Um”, e como Melhor Autor venceu Samir Yazbek com seu texto “As Folhas do Cedro”.

O Grande Prêmio da Crítica foi concedido a Antunes Filho, que neste ano esteve em cartaz com “Policarpo Quaresma”. E o escolhido como Melhor espetáculo 2010 foi “12 Homens e Uma Sentença”, de Reginald Rose, dirigido por Eduardo Tolentino de Araújo.

Na categoria Teatro Infantil dois cooperados foram vencedores: como Melhor Espetáculo Infantil: “Circo de Pulgas”, da Cia. Circo de Bonecos, e como Melhor Elenco: “O Bobo do Rei”, da Cia. Vagalum Tum Tum.

E na categoria Dança, Marta Soares ganhou o prêmio Melhor Pesquisa em Dança com “Vestígios”, e  Zélia Monteiro o de Criação e Intérprete, por “Seis Estudos para Flutuar”. E como Melhor Iniciativa em Dança o Projeto Dança para Crianças, de Renata Bittencourt e Georgia Lengos,  todas da Cooperativa.

Confira aqui lista completa.

Autor(a): Imprensa CPT

Compartilhar

2 Comentários

  1. OLÁ!
    DESEJO-LHES UM 2011 COM SUCESSO!
    PARABÉNS AOS CONTEMPLADOS! SOU COOPERADO E PEÇO QUE VERIFIQUEM COM MAIS CARINHO A PRODUÇAO DO INTERIOR (BAURU SP). APROVEITO PARA REGISTRAR NESSE ESPAÇO O CADASTRO DE MINHA PERFORMANCE TEATRAL “TCHAU, NUNCA ADEUS” , DO JOVEM POETA PEDERNEIRENSE THALES WAGNER NO FESTIVAL DE CURITIBA/FRINGE 2011. POR FAVOR DIVULGUEM!
    ABRAÇOS!

    ZÉ FRANCISCO
    SÓCIO 5697
    BAURU SP
    (14) 32232066

  2. OLÁ!
    ESTAREI NO FC/MOSTRA FRINGE 2011 COM AS PERFORMANCES “TCHAU, NUNCA ADEUS” DO POETA E ESCRITOR THALES WAGNER, NOS DIAS 07 E 08/04 NO SESC CENTRO. E A PERFORMANCE AUTOBIOGRAFICA “SERENO NA FLOR”, DO POETA AGRICULTOR JOSE FLORENCIO PEREIRA. UMA PROPOSTA DE TEATRO DE RUA NA PRACA SANTOS ANDRADE.

    PEÇO QUE ANUNCIE NO SITE DA CPT.

    OBRIGADO

    SOCIO 5697
    BAURU SP
    (14) 32232066

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *