Programa Petrobras Cultural seleciona projetos de cooperados

Na foto: cena do espetáculo "Cadê o Meu herói", do Grupo Sobrevento

Por Letícia Holanda

A Petrobras divulgou em sua página a relação dos projetos contemplados pelo Programa Petrobras Cultural (PPC) 2011 que visa, além de estimular a realização de projetos de interesse público fora da evidência do mercado, abrir espaço para a criação estimulando, não só o fazer artístico, mas também a ampliação das oportunidades de circulação e a fruição dos bens culturais.

O PPC nasceu em 2003 com o intuito de abordar a cultura brasileira em suas mais diversas manifestações e segmentos, e atua em torno de uma política cultural de alcance social e de afirmação da identidade nacional. Através de Seleção Pública são escolhidos projetos nas modalidades: artes cênicas, audiovisual, música, educação para as artes, literatura, cultura digital e preservação e memória.

Entre os selecionados para receberem o patrocínio cultural de 2010 na categoria artes cênicas – manutenção de grupos e companhias de teatro estão dois grupos da Cooperativa Paulista de Teatro: Companhia do Feijão e Grupo Sobrevento.

O Grupo Sobrevento apresentou um projeto de pesquisa que propõe uma provocação e aprofundamento em relação à linguagem do Teatro de Animação, através da realização de um espetáculo de Teatro de Objetos sem a utilização de bonecos. As ações de difusão englobam apresentações gratuitas do repertório da companhia, de companhias convidadas e do novo espetáculo.

O projeto da Companhia do Feijão foi realizado em parceria com o escritor Luiz Ruffato e o artista plástico Nuno Ramos, e tem como tema central o homem brasileiro de hoje enquanto receptáculo último das falhas trágicas formadoras do caráter nacional. O processo de trabalho do grupo parte de uma fusão das artes teatral, literária e plástica.

Outros grupos da Cooperativa já foram contemplados pelo programa de incentivo da Petrobras em edições anteriores como Circo Zanni, Companhia do Latão, Companhia Livre de Teatro e Companhia São Jorge de Variedades.

Autor(a): Imprensa CPT

Compartilhar

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *