Política cultural

MELHOR E MAIS JUSTO: POLÍTICAS CULTURAIS - 1/3 Rede TVT

Historicamente, a cultura que já foi ignorada por governos e censurada no regime militar, aos poucos, foi reconquistando espaço e importância na vida das pessoas e no cenário político sob a democracia. Com erros e acertos, e de forma ainda pontual e descontínua, o Brasil está descobrindo como desenhar políticas públicas de cultura, em bases democráticas. O Melhor e Mais Justo debate os caminhos para que a produção artística dos mais variados segmentos sociais tenham oportunidades para criar, compartilhar e acessar os bens culturais

DEBATE: "CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS CULTURAIS NO BRASIL" Fundação Perseu Abramo

O debate aconteceu em 14 de julho de 2017, em São Paulo, por ocasião do lançamento do livro "Polícia cultural e gestão democrática no Brasil".

BRECHAS URBANAS – A ARTE TRANSFORMANDO CIDADES Itaú Cultural

A primeira edição do programa Brechas Urbanas de 2018 traz o seguinte tema para discussão: as artes do corpo ocupando as cidades. A conversa reúne a artista e professora Tatiana Schunck, a pesquisadora e educadora na área da dança Uxa Xavier e o ator e escritor Luciano Pontes, com mediação da jornalista Natália Garcia.

CULTURA VIVA, POLÍTICAS PÚBLICAS E CULTURA DE PAZ Organização Hamilton Faria, Pedro Garcia e Valmir de Souza

O Programa Cultura Viva, política pública de cultura implementada pelo Governo Federal, alcançou uma dimensão nacional e popular muito ampla, e neste momento ganha uma repercussão continental, na América Latina, inclusive com encontros em vários países para tratar de Programas de Cultura Viva Comunitária. Devido à importância de tal programa, organizamos esta publicação, que é resultado de um processo de reflexão, criação e debates sobre o tema. Aqui trazemos um conjunto de textos de agentes, pensadores, criadores, poetas, gestores e produtores de cultura, que colocam suas visões sobre essas questões contemporâneas, e escrevem acerca de vários assuntos: cultura viva, interculturalidade, gênero e paz, pontos de cultura, redes comunitárias de jovens, violência e juventude, comunidades, utopias, a partir da perspectiva das políticas públicas e da cultura de paz.

Disponível para leitura em: http://www.polis.org.br/uploads/2005/2005.pdf

DIMENSÕES DA CULTURA E POLÍTICAS PÚBLICAS Isaura Botelho

O texto analisa o universo cultural sob a ótica das dimensões que permitem formular estratégias diversificadas de políticas públicas na área da cultura. Mencionam-se ainda os equívocos que ocorrem quando as decisões sobre o que se produz em termos de arte e de cultura ficam nas mãos dos setores de marketing das empresas. Defendendo uma ação mais efetiva das esferas públicas na área, o artigo aborda a importância dos mecanismos capazes de mapear o universo da produção e o da recepção nesse terreno, considerando o papel das pesquisas socioeconômicas da cultura.

Disponível em: http://www.guiacultural.unicamp.br/sites/default/files/botelho_i_dimensoes_da_cultura_e_politicas_publicas.pdf